Saiba qual médico cuida da dor de cabeça

Você sabe qual médico cuida da dor de cabeça? Embora seja um sintoma comum, é importante saber qual é o momento certo de procurar ajuda de um especialista.

Pensando nisso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a dor de cabeça e qual médico procurar para tratar os sintomas. Confira!

Pessoa com dor de cabeça
Médico da dor auxilia no tratamento da enxaqueca crônica

Qual médico cuida da dor de cabeça e quando procurar um especialista?

Embora seja um problema comum, as dores de cabeça não devem ser ignoradas. Na verdade, é preciso monitorá-las para evitar complicações que possam prejudicar a saúde.

Quando as dores e cabeça se tornarem muito frequentes ou dolorosas, é hora de procurar um médico. A busca por um especialista também é indicada quando a dor surge acompanhada de outros sintomas.

Nessas horas, você pode procurar por um especialista. Mas, afinal, qual médico cuida da dor de cabeça?

Para auxiliar no tratamento, você pode buscar um neurologista ou médico da dor. Ambos são capazes de fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para aliviar os sintomas.

É importante ressaltar também que a automedicação é sempre perigosa. Por isso, busque um especialista para fazer o acompanhamento do seu caso.

Quando procurar um médico?

Agora que você já sabe qual médico cuida da dor de cabeça, saiba quando é o momento de agendar uma consulta. Para isso, é importante avaliar os seus sintomas.

Isso porque as dores de cabeça esporádicas são muito comuns e não parecem estar relacionadas a problemas mais graves. Entretanto, alguns sintomas recorrentes devem ser avaliados, já que podem significar um risco para a saúde.

Abaixo, vamos citar alguns sinais que merecem atenção. Veja só!

Frequência das dores

O primeiro passo a ser avaliado é a frequência com que as dores aparecem. Ou seja, quando elas deixam de ser esporádicas e passam a vir com mais frequência.

Se o incômodo surgir pelo menos 15 vezes por mês, já é considerada uma dor crônica.

Intensidade da dor

Além da frequência, também é importante observar a intensidade da dor de cabeça. Caso elas sejam fortes e que pioram rapidamente, pode ser hora de consultar um especialista.

Outros sintomas associados

Se a dor de cabeça vier com outros sintomas, também pode ser importante buscar a orientação de um médico. Dentre os sintomas mais comuns podemos citar: vômitos, tontura, febre, confusão mental, falta de ar, rigidez na nuca e fraqueza, por exemplo.

Além disso, também podem aparecer dores condicionadas. Isso acontece quando começa em alguma ocasião específica ou atividade, como quando se está tossindo ou praticando alguma atividade física.

Outra situação que merece atenção é quando os sintomas começam a prejudicar as atividades do dia a dia. Nesses casos, o incômodo é tanto que você não consegue realizar atividades cotidianas.

Por fim, outro sinal que pode indicar a necessidade de um médico para dor de cabeça é a ineficácia de alguns medicamentos. Os analgésicos, por exemplo, são vendidos sem receita e, geralmente, muito utilizados para dores esporádicas.

O problema é quando esses medicamentos não dão mais conta da dor, precisando de um remédio cada vez mais forte.

Todos esses sinais podem indicar a necessidade de procurar um especialista para um diagnóstico mais detalhado. Por isso, é importante avaliar a frequência e intensidade da sua dor.

Agora que você já sabe qual médico cuida da dor de cabeça, não deixe de buscar ajuda quando os sintomas persistirem. Assim, você dá início ao tratamento o quanto antes, garantindo mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *