logo-2

O que causa dor ciática? Saiba o que é, sintomas e tratamentos

O que causa dor ciática? Saiba o que é, sintomas e tratamentos

Também conhecida por citalgia, a dor ciática acomete homens e mulheres, principalmente com o envelhecimento. Mas, além disso, o que causa dor ciática?

Para entender mais sobre a dor, suas possíveis causas e tratamentos continue a leitura! 

Entenda o que causa dor ciática e como tratá-la

Considerado o maior nervo do corpo humano, o ciático é formado por várias raízes nervosas. Ele tem início no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega ao joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, até chegar aos pés. 

É nesse trajeto que podem aparecer dores e sensação de formigamento, pontadas e choques. Mas, afinal, o que causa dor ciática? É isso que vamos falar a seguir! 

A ciatalgia ocorre quando há compressão ou inflamação do nervo ciático. Com isso, os sintomas podem acometer o fundo das costas, glúteo ou pernas, causando dificuldades em manter a coluna ereta e dor ao andar. 

Esse tipo de dor aparece principalmente devido ao envelhecimento, visto que com o passar dos anos, as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo desgaste. Isso pode comprometer tanto a emula espinhal, quando as raízes que dão origem aos nervos. 

Além disso, hérnia de disco, tumores, síndrome do músculo piriforme, osteoartrite, estenose da coluna lombar e deslizamento de vértebras em decorrência de fraturas por pressão e traumas podem ser o que causa dor ciática.

Dentre os principais sintomas estão: dor que irradia da coluna para a parte posterior da coxa ou perna, aumento da dor na perna com tosse, espirro ou estiramento da coluna, diminuição da força muscular, além de perda da sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada.

Esses sintomas não aparecem necessariamente ao mesmo tempo. Aliás, podem variar muito, estar ou não associados a dor lombar e, em geral, podem piorar a noite.

Qual o tratamento para dor ciática?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que causa dor ciática, conheça os principais tratamentos. Para começar é preciso identificar e corrigir as causas responsáveis pela compressão do nervo. 

Nas crises agudas, medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar no alívio da dor. Além disso, é indicada a realização de fisioterapia, reeducação postural, prática de atividades físicas e, em alguns casos, perda de peso. Todos esses cuidados deverão ser acompanhados por um profissional para que não haja crise ou piora do quadro. 

Além disso, é possível contar com tratamentos intervencionistas para o bloqueio terapêutico da dor. Essa técnica é realizada a partir da injeção de soluções anestésicas no local de origem da dor por meio de agulhas guiadas por aparelhos de aparelhos de fluoroscopia, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

As soluções que podem ser aplicadas são corticoides, anti-inflamatórios, fenol, toxina butolínica ou viscosuplementação. Tudo dependerá do local e do objetivo do tratamento. 

Dessa forma, esse bloqueio terapêutico pode ser efetivo para o tratamento de dor ciática, proporcionando relaxamento, bem-estar e mais qualidade de vida ao paciente. 

Quer saber mais sobre as terapias da dor? Acesse o nosso site e veja quais tratamentos oferecemos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest