O médico anestesiologista ou anestesista como é popularmente conhecido, é responsável pela avaliação pré anestésica que é uma avaliação inicial do paciente, de suas comorbidades (doenças), orientando sobre os riscos cirúrgicos/anestésicos, e se apto para ser submetido ao procedimento cirúrgico, com principal minimizar os riscos.
Durante o procedimento cirúrgico, o anestesista participa todo tempo do procedimento assegurando a vida do paciente e a qualidade da anestesia com alívio da dor. Já após o procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado para uma sala, chamada de sala de recuperação pós anestésica (RPA), onde se mantém sob os cuidados do seu médico anestesiologista e da equipe de enfermagem por algum tempo até sua total recuperação anestésica seja ela anestesia geral ou local, e assim ter condições de alta para o quarto ou UTI.
O ato anestésico até hoje ainda é o principal medo e receio para todos os pacientes. “O meu medo é da anestesia!”, “Tenho medo de não voltar da anestesia”, são frases muito faladas pelos pacientes que serão submetidos a algum procedimento cirúrgico no consultório de avaliação pré anestésica.
Hoje, com a evolução na anestesia, temos um enorme aparato tanto de qualidade das medicações anestésicas como de monitorização do paciente durante todo o processo intra-operatório. A segurança do paciente é primordial em todos os procedimentos cirúrgicos.
Durante sua avaliação pré anestésica converse com seu anestesista, esclareça todas suas dúvidas sobre ato anestésico e analgesia. O que mais queremos é que sua experiência anestésica seja a melhor possível!