A enxaqueca crônica é uma dor que afeta milhares de pessoas. Por isso, é importante buscar ajuda para amenizar os sintomas. Mas, afinal, será que um médico da dor pode ajudar em enxaqueca crônica?
Sim, embora ainda não seja tão procurado, o médico da dor é especialista em tratar dores crônicas, incluindo a enxaqueca. Por isso, pode auxiliar na melhora dos efeitos, garantindo mais qualidade de vida.
A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de dor e como realizar o tratamento. Boa leitura!
Entenda o que é enxaqueca crônica e como tratá-la
A enxaqueca crônica é caracterizada por uma forte dor de cabeça, geralmente latejante e em apenas um lado, que pode durar dias.
As causas da enxaqueca crônica ainda não são bem definidas, porém sabe-se que alguns fatores podem levar ao surgimento da condição. Dentre eles, podemos citar:
- Automedicação e uso excessivo de analgésicos.
- Problemas reumatológicos ou ortopédicos.
- Consumo exagerado de cafeína e derivados.
- Questões psiquiátricas, como depressão ou ansiedade.
A enxaqueca crônica também pode estar associada à apneia obstrutiva do sono e obesidade. Além disso, é mais frequente em mulheres do que em homens. Por isso, é importante saber como amenizar os sintomas.
Embora não tenha cura, o médico da dor pode ajudar em enxaqueca crônica, aliviando os sintomas e garantindo mais qualidade de vida.
Geralmente, os sintomas que acompanham a condição são: dor intensa na cabeça, alterações no sono e alimentação, vômitos, náuseas, entre outros.
Em alguns casos, também podem surgir um tipo de reação do corpo, chamado de fotossensibilidade. Esse quadro é caracterizado por olhos sensíveis ao entrar em contato com a luz, intensificando a dor. O mesmo pode acontecer com sons e ruídos.
Como amenizar os sintomas de enxaqueca crônica
Como falamos anteriormente, o médico da dor pode ajudar em enxaqueca crônica. Afinal, por ser um quadro de dor intenso, é importante saber como aliviar esses sintomas para garantir mais qualidade de vida.
Geralmente, para fazer o tratamento, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatório, analgésicos e até anticonvulsionantes, que garantem relaxamento na região da cabeça.
Para reduzir os sintomas e evitar crises de enxaqueca crônica é importante adotar novos hábitos. Por exemplo, fazer atividade física regular, comer alimentos saudáveis, manter o peso ideal e controlar o estresse. Em alguns casos, também é recomendado fazer exercícios de relaxamento.
Por não ter cura, a enxaqueca crônica pode ser difícil de tratar. Porém, com a orientação correta é possível evitar a dor e reduzir a frequência e intensidade das crises.
Como visto anteriormente, diversas atitudes podem melhorar os sintomas. Entretanto, eles devem ser indicados por um médico especialista. Afinal, só ele saberá qual o melhor método para o seu caso.
Além disso, é fundamental aguardar o laudo médico antes de tomar qualquer medicamento.
Entendeu como um médico da dor pode ajudar em enxaqueca crônica? Ao perceber qualquer sintoma, entre em contato com um especialista o quanto antes.
Dessa forma, é possível começar um tratamento adequado para amenizar o seu quadro, permitindo que você encare as atividades cotidianas normalmente.