logo-dra-ligia-toledo-4

É normal sentir dor?

A dor é uma experiência individual e uma sensação desagradável associada ou não a uma lesão tecidual; e tem como função de sinal de alerta protetor ao nosso corpo. Com isso, podemos dizer que a dor é um sintoma normal do nosso corpo, mas sentir dor é nosso alerta para procurarmos cuidados de profissionais capacitados a realizar o diagnóstico da origem dessa dor.

A dor pode ocorrer de forma aguda em geral está relacionada à uma lesão tecidual e que tem duração de até 3 meses; ou de forma crônica que tem duração persistente maior que 3 meses, acarretando alterações fisiológicas e psicológicas no organismo.

A dor tem origem através de estímulos lesivos (mecânicos, térmicos ou químicos) que liberam substâncias que sensibilizam as terminações nervosas, seja elas em um órgão, pele, articulações, músculos e nervos. Esses estímulos são transmitidos até a medula espinhal e levados até o sistema nervoso central – cérebro onde ocorre a percepção consciente da dor. E essa mensagem de dor expressiva é levada do cérebro até o local da lesão.

Assim, detectar a presença da dor e estimar o impacto que ela causa em cada paciente de forma multidimensional, incorporando não só a sensação de dor, mas também aspectos afetivos e sociais determina o sucesso no diagnóstico e nas abordagens terapêuticas.