Clínica da dor: o que é e quando procurar por uma?

O médico da dor é um especialista que atua no diagnóstico, alívio e tratamento da dor como um todo. Por isso, hoje vamos explicar sobre a clínica da dor: o que é e quais serviços oferece. Boa leitura!

Entenda mais sobre a clínica da dor: o que é e serviços oferecidos

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável que pode estar associada a uma lesão nos tecidos. Ou seja, é um sinal de alerta de que algo no organismo não está do jeito que deveria.

Por ser um sintoma bastante comum entre as pessoas, hoje é possível encontrar tratamentos eficazes. Pensando nisso, hoje vamos explicar mais sobre a clínica da dor: o que é e os sintomas que são tratados.

Basicamente, a clínica da dor busca diminuir o número de internações e melhorar a qualidade de vida. Isso porque busca promover o alívio completo de qualquer tipo de dor.

Geralmente, a clínica da dor é especializada em tratamentos para a dor crônica, que já não atua como um mecanismo de defesa do organismo.

Na verdade, uma dor pode tornar-se crônica por vários motivos e, por isso, merece atenção, já que afeta a qualidade de vida, limita a movimentação e o bem-estar. Por isso, o tratamento deve ser personalizado, de acordo com os sintomas apresentados por cada indivíduo.

Em alguns casos, são usadas abordagens multidisciplinares para ajudar as pessoas a terem um papel ativo na gestão da dor.

Para isso, alguns dos tratamentos que podem ser realizados são: bloqueios de nervos periféricos e pontos de gatilho, bloqueios de cadeia simpática, injeção de fármacos por via peridural, tratamento de alterações posturais, reabilitação física e apoio e acompanhamento psicológico.

Para definir o melhor caminho para alívio da dor, o paciente é submetido a uma avaliação individual. Afinal, o diagnóstico e tratamento são feitos de forma individualizada.

Em alguns casos, o tratamento pode ser baseado apenas na mudança de hábitos diários. Outras vezes, pode ser indicado alguns analgésicos, de acordo com os sintomas de cada paciente.

Já em casos específicos, o especialista pode indicar procedimentos como bloqueio de nervos periféricos, bloqueio gânglio estrelado, bloqueio peridural analgésico, entre outros.

Quando procurar uma clínica da dor?

As dores crônicas, devido ao caráter duradouro, levam os pacientes a procurar uma clínica da dor. Isso porque o especialista em dor está apto para tratar qualquer tipo de dor, seja aguda ou crônica.

Dessa forma, é responsável por prescrever um tratamento personalizado, a partir das queixas do paciente. Assim, a dor pode ser diminuída ou eliminada para que o paciente viva com mais qualidade de vida.

Entretanto, é preciso avaliar corretamente, e o paciente deve seguir todo o tratamento prescrito. Em alguns casos, o tratamento pode levar meses até que o indivíduo consiga atingir os resultados desejados.

Entendeu mais sobre a clínica da dor: o que é e quais sinais indicam a necessidade de procurar por um especialista. Lembre-se, a dor não deve ser ignorada e pode ser eliminada para que você viva com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *