Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre ela, mas sabe o que é dor neuropática? Esse tipo de dor é causado por uma lesão ou perturbação funcional no nervo.
Dessa forma pode causar incômodo intenso, acompanhado por queimação, agulhadas, choques e até hipersensibilidade ao toque. Em alguns casos, também pode haver formigamento ou adormecimento da região afetada.
Mas, afinal, o que causa esse tipo de dor e como tratá-la? Abaixo, falaremos mais sobre o assunto.
O que é dor neuropática, suas causas e tratamentos?
Como falamos anteriormente, a dor neuropática é uma dor crônica que ocorre quando um nervo é ferido ou danificado. Em casos mais graves, ele pode levar a dor generalizada, o que pode afetar o tronco, as pernas e os braços, por exemplo.
Por isso, além de entender o que é dor neuropática, é importante saber sobre as causas e possíveis tratamentos.
Esse tipo de dor pode ser causado por vários fatores como: alcoolismo ou deficiência nutritiva, diabetes mellitus, problemas nos nervos faciais, problemas na tireoide, infecções por vírus e bactérias.
Além disso, traumas na medula espinhal ou amputação de um membro, quimioterapia e doenças como mieloma múltiplo e esclerose múltipla também podem provocar a dor neuropática.
Para identificar esse tipo de dor, é preciso passar por uma avaliação física ou exames neuromusculares, a fim de determinar quais regiões neurológicas estão afetadas.
Existem dois tipos de dor neuropática:
Mononeurpatia
Esse tipo de dor ocorre quando somente um trajeto nervoso está comprometido, por isso a dor é bem localizada, podendo afetar um lado ou apenas uma região.
Em alguns casos, mais de um nervo pode estar envolvido, causando dores em mais de uma parte do corpo.
Polineuropatia
Nesses casos, vários nervos foram alterados ou danificados, por isso a dor aparece de forma generalizada. Sendo assim, ela pode ocorrer em todo o tronco, braços e pernas ao mesmo tempo.
Como tratar a dor neuropática?
Agora que falamos um pouco mais sobre o que é dor neuropática, é hora de saber mais sobre como tratá-la. Para começar, o primeiro passo é saber o estágio em que ela se encontra.
A partir dessa informação é possível determinar se o tratamento deverá acontecer especificamente no nervo ou somente buscar um alívio para a dor.
Sendo assim, os tratamentos mais comuns são:
Medicamentos
Os tratamentos para dor neuropática se estendem desde medicações analgésicas, opioides, gabapentoides e antidepressivos. Isso porque são capazes de reduzir a atividade elétrica dos nervos ou bloquear as dores por determinadas passagens nervosas, reduzindo a sensação da dor.
Para as medicações usadas por via oral, os resultados de melhora começam a aparecer após duas ou três semanas de tratamento.
Cirurgia
Para alguns tipos de específicos de dores neuropáticas, o médico pode indicar algum tratamento cirúrgico no nervo, medula espinhas ou até no cérebro.
Bloqueio terapêutico
Esse tipo de procedimento pode ajudar a encontrar a origem da dor e também reduzir o quadro álgico do paciente. Para bloquear a dor são realizadas injeções de soluções anestésicas locais.
Apesar de relativamente nova, essa especialidade médica tem mostrado ótimos resultados para tratar quadros de dor crônicas e agudas.
Entendeu o que é dor neuropática? Para saber mais sobre terapias para tratamento da dor acesse o nosso site!