A dor é um sintoma bastante incômodo que pode causar indisposição e afetar a qualidade de vida das pessoas. Mas e, quando esse sintoma se torna recorrente, onde encontrar um médico da dor em Jundiaí?
Se você deseja saber mais sobre essa especialidade, continue a leitura. A seguir, vamos explicar a diferença entre dor aguda e crônica e quando procurar esse especialista. Boa leitura!
Afinal, quando procurar e onde encontrar um médico da dor em Jundiaí?
A dor crônica é um sintoma persistente que afeta a qualidade de vida do paciente. Se essa é a sua situação, vale a pena saber onde encontrar um médico da dor em Jundiaí. Mas, afinal, o que faz esse especialista? Para entender melhor, vamos explicar as diferenças entre dor crônica e aguda.
Dor aguda
Esse tipo de dor, seja em qualquer parte do corpo, surge de repente e dura apenas algumas horas ou poucos dias.
Normalmente, é um sintoma relacionado a um problema pontual, como lesões físicas ou alterações no organismo. Além disso, quando a causa da dor é tratada, ela desaparece.
No entanto, mesmo sendo um fato isolado, é importante estar atento à intensidade e frequência em que a dor aparece. Ao notar qualquer anormalidade, procure um médico.
Dor crônica
A dor crônica, por sua vez, é um sintoma que não desaparece facilmente. Aliás, mesmo com a causa do problema sendo tratada, muitas vezes o incômodo continua presente.
Além disso, é comum surgir com alta frequência por um período de cerca de três meses.
Por essa razão, prejudica muito a qualidade de vida do paciente, que muitas vezes tem dificuldades para executar tarefas simples do dia a dia. Sem contar que pode afetar a qualidade do sono e o rendimento no trabalho.
Como consequência, o indivíduo abre mão de obrigações e de seus momentos de lazer devido ao incômodo.
Geralmente, é causada por outros problemas, como hérnia de disco, artrite reumatoide, entre outros.
Embora não tenha cura em muitos casos, o quadro pode ser atenuado por meio de tratamentos. Dentre eles, acupuntura, fisioterapia, psicoterapia, medicamentos, entre outros.
Nesses casos, é importante buscar um médico especialista em dor para indicar o melhor tratamento.
Quando procurar um médico especialista em dor?
Como falamos anteriormente, pacientes que apresentam dor crônica há algum tempo devem buscar tratamento com um médico da dor.
Isso porque esse especialista possui experiência para lidar com esse tipo de diagnóstico, além de conhecer técnicas e tratamentos mais aprofundados. Dessa forma, promove mais qualidade de vida aos pacientes que sofrem com a dor.
O tratamento da dor crônica pode variar entre os pacientes, principalmente devido a intensidade e frequência. Por isso, o diagnóstico e tratamento são realizados de forma personalizada.
Assim, é possível definir o melhor plano de tratamento e as técnicas intervencionistas adequadas para cada caso. Essas escolhas também determinarão o tempo de tratamento.
Por fim, é fundamental saber onde encontrar um médico da dor em Jundiaí e entender quais são os tratamentos oferecidos. Em nossa clínica, você conta com profissionais experientes e pode realizar o tratamento da dor com segurança e conforto.